Apesar desta Ordem ser novidade no Brasil, a Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda foi fundada em 1.922, com o objetivo de congregar crianças, do sexo masculino de idade entre 07 à 12 anos com fins educacionais, e que se baseia na lenda da Távola Redonda do Rei Artur.
A Távola dos Escudeiros, como é chamada, deve ser patrocinada por um Capítulo DeMolay, do qual será destacado um DeMolay para servir junto à Távola no cargo de Nobre Cavaleiro.
É importante destacar que a participação do corpo maçônico é indispensável, máxime pela necessidade do Tio Consultor da Távola, que poderá ser um aprendiz, companheiro ou mestre maçom.
Esta Ordem trabalha sob três princípios: verdade, representada pelo malhete; justiça, representada pela espada e; sabedoria, representada pelos livros escolares.
O Alistamento dos Escudeiros na Távolanão é privativa para filhos de maçons, podendo participar qualquer criança dentro da faixa etária.
Prevê o ritual da Távola reuniões mensais aberta aos pais e mães dos Escudeiros. O traje é camisa social branca, gravata azul royal, calça, cinco, meias e sapatos pretos.
A Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda vem crescendo cada dia mais no país e se mostra uma realidade útil não só para as atividades dos Capítulos DeMolays, mas principalmente para os pais, que terão mais um reforço em benefício da educação e crescimento moral de seus filhos, pois dentro da Távola Redonda, o Escudeiro terá lições nao somente sobre os princípios acima transcritos, mas também de civismo, clube de leitura, bons amigos, lazer etc., o que certamente é tudo que uma criança gosta e precisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário